A MODELAGEM TRIDIMENSIONAL E A FORMA
Pois é....queridos leitores, resolvi trazer parte da minha monografia: Modelagem Arte e Técnica de 2005 pela Faculdade Santa Marcelina para trazer de volta em questão o assunto forma e configuração. Tanto na moda como também em outros design de objetos.
É visível perceber novas manifestações da forma propostas por alguns designers em primeiro plano, deixando a textura e a cor em segundo plano. Não desmerecendo estes aspectos, mas evidenciando a sutileza da forma através do olhar – como “Capitação do Essencial” de: Rudolf Arnheim ( em Arte e Percepção Visual – Uma Psicologia da Visão Criadora).
Nesta obra Arnheim nos conta que a visão é uma captação ativa. Ver significa captar algumas características proeminentes do objeto. E que “ forma é a configuração visível do conteúdo” (escreveu o pintor Bem Shahn). Sob o título “configuração” Arnheim examina alguns dos princípios pelos quais o material visual que os olhos recebem e se organiza de modo que a mente humana possa capta-los. E toda vez que percebemos a configuração, consciente ou inconscientemente, nós a tomamos para representar algo, e desse modo ser a forma de um conteúdo.
Então retornando a minha inquietação pela forma, já faz um tempo que venho observando na evolução do design tanto na moda como nas artes e em outras áreas também uma espécie de sinergia ascendente pela questão da forma e ou configuração. E as referencias mais recentes que constatei foi no São Paulo Fashion Week e neste final de semana pude verificar muita coisa interessante como lhes apresento na fotos acima; o Smart - lindo carro que esta chegando no mercado brasileiro, lindo né!! E será personalizado para o cliente; a Melissa, calçado de plástico! A cor prata é calma, pois a ousadia é da forma “configuração” que está em primeiro plano no olhar do observador; e o lindo vestido em tafetá de seda branco. Mas uma vez a “forma” se prevalecendo em relação a cor e textura.
Maria do Carmo Paulino dos Santos
Comentários
Postar um comentário
Obrigado !!