Beleza Negra na Nossa Semana da Consciência Negra !!!
![]() |
Editorial de moda: Maria Preta (2010) |
Por: Maria do Carmo Paulino
Estamos na semana da Consciência Negra, um momento de extrema reflexão para nós negros e negras e deveria ser também para toda a sociedade brasileira, infelizmente o racismo cultivado por muitas pessoas impede essa reflexão...
A beleza Negra é impar! Mas, enfim pouco valorizada na moda. Buscando referências atuais, me deparei com o belíssimo editorial da marca Maria Preta (moda praia baiana) com um belíssimo trabalho de identidade da nossa matriz africana inserido na moda praia atual. Fiquei encantada, ao ver tanta beleza nessas meninas e neste editorial, tem charme, sedução, muita leveza e nobreza. As peças apresentada da coleção Maria Preta são autênticas, modernas e muito bem elaboradas, a estampa felina em harmonia com o turbante rosa - esbanjou charme na coleção... são verdadeiras "deusas". A moda brasileira precisa dar oportunidade para a beleza da Mulher Negra, precisamos ver a diversidade da população brasileira representada na moda.
Se é raro ver a beleza negra estampando as famosas marcas de moda brasileira, para nós negras e negros se torna um acalanto quando vemos marcas como a Gucci marca do luxo! E do ouro... na moda mundial explorando o rosto de personalidade negras como a Rihanna.
Imagens: gucci.com
Na moda tudo "o que reluz é ouro" ! A Gucci com sua extensa linha de produtos, rebuscada em ouro (explora a cor dourada na matéria - prima), produtos de altíssima qualidade e muito bom gosto - " é a menina dos olhos da classe A ". Uma marca de extrema importância no mundo da moda e na economia mundial. Mas, nem tudo que reluz é ouro, pois assim como outras marcas de luxo a Gucci explora mão de obra e sofre com os avanços da pirataria, enfim não vou entrar neste assunto negativo agora, fica para uma outra postagem no blog. O importante é saber que a beleza Negra está presente no editorial de moda da Gucci e a nossa representante é a modelo e cantora Rihanna .
Rihanna é linda! Canta muito bem, é atriz além de modelo e designer de moda. A beleza da pele negra é cheia de tons e nuances, umas mais clara como o tom da Rihanna e outras lindas mais escuras que veremos adiante. Esse editorial é importante, porque valoriza, põe para frente a beleza da mulher negra no mundo.
Poxa !! A Gucci é uma marca top " linha Premium", estampou na capa para o mundo todo ver que o "belo" também faz parte da raça negra e portanto somos também a "Beleza Negra Premium", olha isso é chic ! Ainda incomoda o uso do cabelo alisado, sei que tem muitas meninas da raça negra que curte e mantém o cabelo alisado. Particularmente, eu não gosto, acho que o cabelo crespo é uma característica da nossa raça e devemos valorizar sem tabu o crespo por ser muito bonito e dá pra fazer muitos penteados bacanas e diferenciados, dá um estilo no visual.
Um outro fato que chamo a atenção para que leiam sobre a história de vida e carreira da Rihanna , uma personalidade que veio de baixo fez primeiro carreira na música com muita dedicação, veio de família simples, pais separados, foi vítima de violência doméstica, enfim situações que poderiam ter impedido o sucesso dela.
A moda brasileira precisa olhar para a beleza da mulher negra, muitas blogueiras e blogueiros estão postando suas inquietações em relação a este fato, Talles Azevedo em seu artigo Nova Estrela questiona a ausência da beleza negra na moda brasileira. Pois é Talles, e temos várias modelos negras belíssimas, veja:
Fabrícia Santana
Fabrícia é linda !!!! É nossa modelo brasileira! Totalmente negra com sua linda pele escura. É estilosa e usa seus cabelos raspado, ousada !! Um jovem garota com este formato de rosto, com este corte de cabelo, é moderna e feminina. Ela faz um sucesso nas passarelas, volta e meia permeia por alguns editoriais.
Emanuela de Paula
Emanuela arrasa com esse cabelo crespo volumoso. É outra beldade, muito linda tá sempre passando por editorias e desfiles, com esse lindo tom de pele negra. Ainda temos outras tantas lindas modelos negra no blog House of Models em Homenagens a modelos negras.
Mesmo com tantas beleza negra a disposição das passarelas de moda brasileira, ainda há divisões e muito pouca modelos negras nesses espaços ! Pouco se avançou... A modelo Aline Apolinário (abaixo) diz: "modelos negras terão mais oportunidades..." veja em Incentivo a modelos negros na passarela... porque tivemos que protestar também pela passarela....
Aline Apolinário
Modelos Negras protestaram e marcaram presença na mídia
Como tudo na vida é um processo, aos poucos vão surgindo os resultados. Parece pouco, mas são quebra de paradigmas que ocupa novas situações e espaços. O desfile que o estilista Walter Rodrigues apresentou foi deslumbrante e trouxe um novo viés para a moda brasileira, mesmo tendo a provocação como eixo desta engrenagem surtiu um grande efeito visual.
Walter Rodrigues inovou no Fashion Rio - verão 2010/2011
Walter Rodrigues teve dificuldade para compor seu casting.
"RIO - Primeiro a desfilar nesta edição Fashion Rio, o estilista Walter Rodrigues trouxe para a sua passarela apenas modelos negras. A coleção de verão 2010/2011 da marca se inspirou na África e em sua influência no Brasil, daí a escolha do estilista, que teve dificuldade para encontrar 25 modelos negras, já que é pequena a proporção em comparação com as modelos brancas nas agências". (O Estado de São Paulo)
O desfile da Neon também destacou a beleza e a estética negra, para além da presença corporal, procurou imprimir a cultura afro-brasileira nos estampados dos tecidos.
Segue abaixo outros editoriais de moda em referencia a beleza e estética Negra
Naomi Sims - 1968 | Morre a primeira top Negra dos Estados Unidos
Gente fico por aqui e vou postando mais informações aqui.
Um grande beijo no coração
Maria do Carmo Paulino
Muito linda a matéria viu Ducarmo, um dia para marcar a luta pela igualdade racial, porque todos somos iguais , independente de raça, de religião, somos seres humanos, de carne osso e coração.Um beijo
ResponderExcluirÉ isso ai Cláudia, um grande beijo no seu coração.
ResponderExcluir