Um Viva as Mulheres Negras Latino-americana e Caribenha !!!

Por: Maria do Carmo Paulino 

No Brasil, hoje comemoramos o dia da Mulher Negra. São tantas guerreiras que lutaram e deram o seu sangue para que hoje pudéssemos comemorar este dia. Citar o nome de uma, estaria sendo injusta com tantas outras guerreiras e portanto, faço minhas referências em memória à todas as matriarcas que à nós, deixaram um legado cultural afro-brasileiro riquíssimo, ensinando-nos a ter força, coragem, fé e resistência.

Foto: Pierre Verger | Divulgação
Três mulheres no Recôncavo Baiano usam bata, torço e saia numa indumentária típica de baianas. Fonte: Awùre

E, é com esse carinho e respeito que venho aqui parabenizar à todas as mulheres negras! Em especial as nossas griôts que nos ensinaram o valor da vida, o respeito aos mais velhos, o respeito as crianças, juventude, a natureza e aos animais. E que sempre nos encorajaram às lutas de resistência contra o racismo e por igualdade social. 

Á todas essas guerreiras que marcaram a nossa história e ancestralidade afro-brasileira, gratidão !!! Mulheres Negras - mães, avós, bisavós, e as que repousam na eternidade, pediremos sempre e de coração a nossa "bença" ! 

Nós mulheres negras continuaremos firmes neste compromisso de enfrentamento ao racismo, lutando por igualdade de oportunidade, visibilidade e respeito. Uma sociedade justa é o que queremos ! 

Desejo um futuro melhor para as nossas crianças, em especial às meninas negras - maiores vítimas da  mortalidade infantil. Que esta realidade se afaste da vida das nossas crianças e as deixem viver com dignidade.

Recebi o vídeo abaixo e refleti muito, a respeito de: "Toda mulher negra é um quilombo" afirmação forte, ao ouvir o poema de Tom Nascimento neste vídeo e ver a declamação em homenagem a nós mulheres negras. Assista abaixo, vale muito a pena ver:





Estaremos em marcha hoje, para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e também para dar voz as pautas e demandas das mulheres negras, que entre tantas, destacam-se: emprego, salário justo, moradia digna, acesso a escola pública de qualidade, creche, visibilidade e respeito. Segue abaixo o flyer de divulgação da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo que acontece no dia 25 de julho de 2018.



Nos encontraremos em marcha pelo bem viver de todas as mulheres negra !!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De joelhos não Fabiana Anastácio! Deus não quer os negros de joelhos.